
EXTENSÃO IPÊ
Projetos em andamento
ACS Lab – Laboratório Agência de Comunicação Solidária
Coordenadores: Prof. Márcio Simeone Henriques e Profa. Fábia Pereira Lima (PPGCOM/UFMG)
Espaço de reflexão e experimentação sobre as tecnologias e estratégias de comunicação, envolvendo docentes e discentes da UFMG, especialmente de Comunicação Social, coletivos de promoção da cidadania e escolas públicas de Minas Gerais. É um projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa em Instituições, Públicos e Experiências Coletivas – IPÊ e constitui também projeto de ensino dos cursos da área de Comunicação Social da UFMG, por meio do envolvimento dos alunos de Graduação na atividade “Laboratório de Planejamento da Comunicação – Agência de Comunicação Solidária”. É realizado em parceria com a ONG Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC).
Veja mais detalhes e ações do projeto…
Suporte de Comunicação para o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha
Coordenador: Prof. Daniel Reis Silva (PPGCOM/UFMG)
O Suporte de Comunicação do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha procura assegurar a integração entre os projetos que compõem o Programa, desenvolvendo fluxos de comunicação dinâmica que permitam o relacionamento entre diversos públicos. Além disso, atua no sentido de auxiliar projetos e temáticas relacionadas com o Vale na busca por visibilidade, através de processos de planejamento estratégico, e desenvolver atividades de comunicação no próprio Vale do Jequitinhonha, privilegiando os saberes locais das comunidades e envolvendo a população local como agentes produtores de comunicação.
Confira o site do PROGRAMA POLO JEQUITINHONHA
Veja mais detalhes e ações do projeto…
Destinação sustentável de Tv-boxes para a produção de plataforma de tutoria para o combate à desinformação em escolas de educação básica da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Coordenadores: Prof. Márcio Simeone Henriques e Profa. Fábia Pereira Lima (PPGCOM/UFMG)
Esta proposta busca contribuir para reduzir o impacto social da desinformação. Em sintonia com o Programa de Fomento do Letramento em Mídia e Informação da Unesco, de 2019, pretende-se favorecer o desenvolvimento social de habilidades técnicas e informacionais necessárias à compreensão mais sofisticada do funcionamento das mídias digitais e da linguagem da desinformação, em escolas de educação básica. O foco na educação básica se justifica tendo em vista que a Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB) promete, em seu artigo 22, que “A educação tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”. Contribuir para esse propósito, do ponto de vista da formação crítica para reconhecimento social da desinformação em seus mais diversos matizes, é uma das metas desta proposta. É ainda compromisso social da universidade pública contribuir com a formação docente e discente de escolas públicas, locus privilegiado para gestar projetos inovadores de larga penetração e impacto social. Nesse sentido, esta proposta é também inovadora por conferir uso social de mercadorias apreendidas pela Receita Federal do Brasil (RFB) para doação de tais itens para pesquisa e inovação. Assim, as TV Boxes apreendidas pela RFB serão convertidas em mini computadores, com a instalação de uma plataforma de tutoria para ensino personalizado voltada para o desenvolvimento de projetos de combate à desinformação em escolas públicas de ensino básico. Esta proposta refere-se a um experimento-piloto em uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais, com o propósito de avaliar a aplicação realizada e, desse modo, corrigir eventuais distorções com vistas à aplicação posterior, em larga escala, em escolas estaduais de todo o estado.
Programa Tecnologias de Comunicação Educativa (TCE)
Coordenadora: Profa. Fábia Pereira Lima (PPGCOM/UFMG)
O projeto tem origem em experiências promovidas pela AIC, ONG sediada em BH/ MG, que atua há mais 20 anos nos campos da comunicação para a cidadania, do fortalecimento da educação e do fomento ao desenvolvimento comunitário pela via da mobilização cultural. Desde 2008, a AIC realiza projetos de comunicação educativa em parceria com escolas e redes públicas de ensino, além de construir experiências colaborativas de educação dos sujeitos para o desenvolvimento pleno. Os projetos de comunicação educativa empreendidos pela AIC envolvem públicos de diversas faixas etárias e territórios. São centenas de educadores e milhares de estudantes de escolas públicas beneficiados.
A proposta é, com base nas experiências já realizadas, promover atividades formativas, práticas e pesquisas relacionadas ao uso das tecnologias de comunicação educativa para o incremento de iniciativas de educação formal e popular. O programa volta-se à promoção de ações ancoradas em uma noção de educação para e pela comunicação. A primeira delas – a educação para a comunicação – diz de processos educativos que motivam pessoas e grupos a se apropriarem criticamente dos recursos, linguagens e produções comunicativas que permeiam a vida cotidiana. Já a segunda – a educação pela comunicação – traz o enfoque para o uso de tecnologias da comunicação e de materiais midiáticos enquanto recursos pedagógicos para favorecer processo de construção de conhecimentos pelos sujeitos. Por meio desta abordagem, a realização de experimentações, produções midiáticas e formações sobre as diversas linguagens da comunicação social viabiliza processos formativos de cidadãos críticos, ativos e criativos.
