Lançamento de livro internacional destaca a comunicação organizacional na perspectiva comunitária

No dia 3 de junho, às 20h (horário de Brasília) / 17h (horário da Costa Rica), será lançado o livro “Comunicación Organizacional en Clave Comunitaria”, organizado pela Dra. Lisbeth Araya Jiménez, professora do Centro de Investigación en Comunicación da Universidad de Costa Rica.

A obra reúne contribuições de pesquisadores de diversos países da América Latina, entre eles Brasil, Argentina, México e Costa Rica, e propõe um olhar aprofundado sobre as múltiplas dimensões da comunicação comunitária — especialmente em sua interface com organizações e movimentos sociais.

Com autoria coletiva, o livro reflete o espírito colaborativo que marca o campo da comunicação organizacional com enfoque comunitário. A publicação apresenta reflexões teóricas e epistemológicas, além de experiências práticas e críticas que emergem de pesquisas recentes. Seu objetivo principal é divulgar processos e resultados de investigações acadêmicas e, ao mesmo tempo, fortalecer o pensamento crítico sobre os modos de fazer comunicação voltados ao fortalecimento de vínculos sociais e à transformação das realidades locais. A obra conta com a participação de nove autores e autoras comprometidos com a construção de saberes enraizados nas práticas comunicacionais da América Latina, reafirmando a relevância de uma comunicação feita com e para as comunidades.

Um dos capítulos do livro foi escrito pela Profa. Laura Nayara Pimenta (UFAL), em coautoria com o Prof. Márcio Simeone Henriques (UFMG), membros do IPÊ. Intitulado “¿Cómo se hace comunicación en-desde-para y con la comunidad?” (Como se faz comunicação em, desde, para e com a comunidade?), o texto analisa as formas pelas quais a comunicação se manifesta no contexto comunitário. As diferentes preposições destacadas no título não são apenas figuras de linguagem, mas apontam para modos constitutivos e dinâmicos de relação comunicacional — tanto nas interações internas às comunidades quanto nas suas articulações com outros atores e públicos.

 

CLIQUE AQUI PARA RETORNAR 

O IPÊ – Grupo de Pesquisa em Instituições, Públicos e Experiências Coletivas é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais

Identidade visual criada em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs utilizando o Bora! Jogo do Design Colaborativo

Contatos:
E-mail: grupoipeufmg@gmail.com
Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Pampulha. Belo Horizonte, Minas Gerais. 

Grupo IPÊ / UFMG © 2025 - Todos direitos reservados

Política de Privacidade