
PESQUISAS IPÊ
Pesquisas em andamento
Instituições, públicos e experiências coletivas: dimensões conceitais e práticas
Coordenador: Prof. Márcio Simeone Henriques (PPGCOM/UFMG)
A pesquisa objetiva ampliar e aprofundar os aportes conceituais sobre o fenômeno das relações públicas e os processos da comunicação pública, com foco na experiência coletiva dos públicos, investigando as suas interações e defrontamentos com o sistema institucional. Além disso, propõe realizar uma exploração acerca de investigações empíricas diversas, fazendo aproximações e reunindo evidências práticas que reforcem as teorias trabalhadas. Será realizada por meio de estudos teóricos e de uma metapesquisa, concentrando-se em estudos realizados a partir de 2018. Além de uma atualização do estado da arte em relação à formação e movimentação de públicos e no domínio da comunicação institucional, pretende contribuir para a definição de pautas e agendas de novos estudos para a área.
Promessas (vazias?) de um alvorecer verde: vulnerabilidades dos públicos e despolitização perante práticas contemporâneas de greenwashing
Coordenador: Prof. Daniel Reis Silva (PPGCOM/UFMG)
O projeto lança um olhar crítico sobre os discursos organizacionais contemporâneas de sustentabilidade, observando como o seu excessivo foco na elaboração de promessas acerca de uma atuação futura renovada e alinhada com ideais de neutralidade de carbono conformam uma nova face do greenwashing corporativo que opera no sentido de ampliar as vulnerabilidades dos públicos. Nesse sentido, argumentamos que o deslocamento do discurso da sustentabilidade para uma temporalidade futura torna as práticas de greenwashing mais incertas, embaralhando fatos e dificultando o monitoramento sobre possíveis abusos. Envolve a atualização teórica acerca de noções de greenwashing, sustentabilidade e temporalidades.
Convergências e tensões entre comunicação institucional e comunicação pública nas Instituições Federais de Ensino Superior
Coordenadora: Profa. Fábia Pereira Lima (PPGCOM/UFMG)
O projeto de pesquisa visa analisar as transformações na comunicação das instituições federais de ensino superior (IFES) no Brasil entre 2007 e 2022, considerando o contexto global de investidas autoritárias. A pesquisa investigará a profissionalização das estruturas de comunicação das IFES, suas políticas de comunicação e modelos de planejamento, assim como o perfil dos gestores e profissionais de comunicação. Utilizando a teoria neoinstitucional como base, o estudo busca entender as pressões e fatores que impulsionam essas mudanças. A pesquisa empregará diversos métodos, incluindo pesquisa documental, survey e entrevistas com líderes do ensino superior e profissionais de comunicação, buscando compreender suas percepções sobre comunicação pública e institucional frente aos desafios e demandas derivadas da Nova Gestão Pública que impactam diretamente os setores de comunicação das universidades. A principal contribuição desta pesquisa é oferecer evidências para aprimorar a governança comunicacional nas IFES.
Comunicação pública em situações desastrosas: estratégias comunicacionais da Prefeitura de Maceió e do Governo de Alagoas diante da crise criada pela Braskem
Coordenadora: Profa. Laura Nayara Pimenta (PPGCOM/UFAL)
O presente projeto de pesquisa pretende compreender as estratégias de comunicação pública da Prefeitura de Maceió e do Governo do Estado de Alagoas diante do acontecimento do colapso da mina 18 da Braskem e como os públicos se movimentaram perante isso. Cabe ressaltar que entendemos a comunicação pública como aquela que ocorre na esfera pública e envolve o debate público sobre temas de interesse público, debate este que precisa ser aberto à participação social ativa, tendo como horizonte a ampliação da publicização das questões da sociedade (Duarte, 2010; Matos, 2009; Matos, Filho, 2016; Weber, 2017). Outrossim, também nos referimos à comunicação pública quando falamos das estruturas e práticas de comunicação do setor público que dizem respeito à responsabilidade que este tem de informar e definir uma relação com a sociedade civil, quanto o estabelecimento de interações institucionais entre o governo e os públicos por meio de canais de escuta e de participação (Pimenta, 2015).


Pesquisas discentes atuais
Discurso e contradiscurso em disputa: o movimento social dos sentidos e a resposta social
Lara Lucienne Dornas Amaral / Doutorado / Orientador: Prof. Márcio Simeone Henriques
ONDE ESTÃO MEUS DADOS? Disputas de sentido e vulnerabilidades durante ataques cibernéticos às organizações privadas
Fernanda Shelda de Andrade Melo / Doutorado / Orientador: Prof. Daniel Reis Silva
Desinformação e relações de confiança: a experiência territorial de lideranças comunitárias da RMBH
Emanuela de Avelar São Pedro / Mestrado/ Orientadora: Profa. Fábia Pereira Lima
O que dizem as Vozes do Vale? Como os agentes produtores de conteúdo locais constroem as identidades do Vale do Jequitinhonha por meio da Comunicação Comunitária e Popular
Elainy Carmona Pereira / Mestrado/ Orientadora: Prof. Márcio Simeone Henriques


Pesquisas anteriores
Vulnerabilidades comunicacionais dos públicos em situação de conflito e controvérsia na área ambiental
Coordenadores: Prof. Márcio Simeone Henriques; Prof. Daniel Reis Silva (PPGCOM/UFMG)
A pesquisa visa compreender as vulnerabilidades comunicacionais dos públicos frente às instituições e organizações a partir das dinâmicas de comunicação pública de situações de conflito ambiental, bem como identificar e caracterizar as formas de vigilância civil presentes nesses processos; identificar públicos e atores envolvidos em casos escolhidos, sua inserção nos territórios de conflito e suas condições de agência e de analisar elementos discursivos e comunicacionais destes casos.
Disputa de sentidos em torno da mineração: marcas discursivas das organizações e das instâncias de vigilância civil
Coordenadores: Prof. Márcio Simeone Henriques; Profa. Fábia Pereira Lima (PPGCOM/UFMG); Profa. Ivone de Lourdes Oliveira (Dialorg/PUC-Minas); Outros participantes: Prof. Daniel Reis Silva (PPGCOM/UFMG); Profa. Laura Nayara Pimenta (PPGCOM/UFAL)
A pesquisa busca analisar o discurso e o contradiscurso do setor de mineração, nas esferas global e nacional (macro) e no local (micro) , com foco no minério de ferro. Interessa-nos especialmente a disposição discursiva constituída por uma constelação de discursos que se articulam entre os níveis macro e micro, estabelecendo um diálogo entre eles.
Pesquisas discentes concluídas
Clique aqui para acessar a Biblioteca de Teses e Dissertações

