Um projeto em construção, a partir das relações
O IPÊ foi constituído em setembro de 2021, dando continuidade aos interesses e pesquisas do Mobiliza (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública). A mudança ocorreu para refletir de modo mais realista o estágio das preocupações de investigação e permitir melhor integração com outros grupos e redes de pesquisa.
Em seu cerne, o IPÊ pretende ser um grupo plural, abarcando múltiplas facetas de estudo das relações político-comunicacionais entre organizações, públicos e sociedade. Visa investigar as dinâmicas de construção da influência social, a partir da formação e movimentação de públicos e das lógicas das interações destes com instituições e organizações, com foco no desenvolvimento de controvérsia, nos conflitos de interesses e nas vulnerabilidades desses coletivos.


Diversidades de formas e questões
O IPÊ é marcado por uma natureza dinâmica de funcionamento, o que reflete em seus múltiplos interesses de pesquisa, que incluem:
• Genealogia dos públicos e suas formas de ação coordenada;
• Relações públicas, comunicação pública e comunicação organizacional nas dinâmicas sociais e na conformação do espaõ público;
• Comunicação estratégica e institucional na construção da influência social e nos processos de comunicação pública e política;
• Processos e estratégias de comunicação para mobilização social;
• Vulnerabilidade dos públicos frente à comunicação estratégica das instituições e organizações;
• Formas de resistência, de monitoramento e vigilância civil sobre as ações de comunicação das organizações.

